Sabias que, os produtos resultantes da combustão de um incêndio habitacional têm características que comprometem a vida das pessoas e a atuação dos bombeiros?
Pois bem, de modo geral não se dá o devido valor aos perigos que este representa, e como é a constituição do fumo resultante de um incêndio num compartimento. O mesmo possuí características bastante específicas que, por vezes, são descurados em detrimento de uma atuação focada em “navegar” internamente pelos mesmos, na busca de vítimas ou da origem do incêndio.
Segundos após a ignição do incêndio e com o aumento das chamas é produzido fumo composto por múltiplos gases (H2O, CO2, CO, NO2, SO2 e outros), o mesmo inicia o seu percurso procurando todas as alternativas possíveis, em minutos todos os compartimentos ficam inundados, sem condições de permanência dado que o ar se torna irrespirável.
O fumo torna-se bastante espesso adotando também variadíssimas cores, tendo em conta a matéria-prima que lhe está a dar origem. Não é possível ver através dele, é extremamente quente e está cheio de substâncias químicas e tóxicas. Á medida que aumentam os níveis de toxicidade, os gases do fumo podem adotar comportamentos com elevadas características de imprevisibilidade. Para além do que atrás referimos, a sua velocidade, movimentação e elevada expansão, são algumas das características para as quais devemos estar atentos e adotar comportamentos de antecipação de forma segura e eficiente.
Mas hoje estamos focados em abordar/visualizar com recurso ao vídeo da nossa sala de aula, a sua inflamabilidade!
Num curto espaço de tempo, isto é rapidamente, o ambiente que é escuro e aparentemente seguro, torna-se num ambiente iluminado (inflamado), totalmente fora de controlo e sem as mínimas condições de segurança para intervenientes e ocupantes, com a inflamação generalizada e descontrolada dos gases (Fire Gas Ignition), dando origem a uma súbita transferência de energia ao seu redor.
Torna-se por isso, cada vez mais importante que os proprietários/ocupantes dos espaços, adotem comportamentos seguros mantendo as portas fechadas e garantindo esse mesmo ato (sem que isso ponha em causa a própria segurança), aquando da origem de um incêndio. Essa atuação e simples gesto de fechar a porta irá minimizar o impacto provocado pelo mesmo.
Urge a imperiosa necessidade de os bombeiros adquirirem conhecimentos alargados de comportamento de incêndios, suas possíveis características previstas e imprevistas, com alertas de todos os sinais e chamadas de atenção constantes dos mesmos, até então descurados!
Estamos certos e convictos que, desta forma, terão ao seu dispor um conjunto de técnicas estratégias atuais para realizarem as suas missões. Ficarão munidos de importantes ferramentas para uma intervenção adequada, elevando os altos padrões do pilar mais importante que é a segurança.
Lembrem-se, as pessoas e os incêndios morrem no mesmo lugar, mantenham-se seguros!
Os Instrutores.